O que faz encarecer o orçamento de construção de uma casa ???
Muitos sentem vontade de construir a própria casa e aproveitar todos os benefícios de um projeto pensado exclusivamente para atender suas necessidades e seu estilo.
A construção de uma casa é um projeto complexo, que envolve muito dinheiro, tempo e expectativas, o planeamento é uma etapa muito importante para o sucesso do projeto. Engana-se quem pensa que planear uma obra é apenas prever as datas e prazos de cada tarefa que será executada, o planeamento é muito mais complexo do que isso: é dividido em várias etapas e envolve todos os aspectos da obra. Ele deve ser pensado para que tudo caminhe com mais tranquilidade, segurança, rapidez e economia.

Planear nem sempre é suficiente para evitar que imprevistos aconteçam, mas pode antecipar os problemas mais comuns da construção e preparar formas de contorná-los.
Veja alguns pontos que precisam ser contemplados:
orçamento;
escolha do terreno;
projeto da planta da casa;
licenças da obra;
contratação de empresa de construção.
O planeamento interfere directamente nos custos.
A escolha do sítio em que será feita a obra é muito importante, afinal, o terreno precisa ser compatível com o tipo de construção que está sendo planeada. É necessário analisar o tipo de solo, as restrições do terreno (árvores nativas, rios), a metragem etc.
Grandes vãos envidraçados numa casa encarece bastante a obra devido à componente térmica, às caixilharias e à segurança inerente.
É importante fazer um levantamento dos recursos financeiros disponíveis para investir. Depois, para evitar as surpresas desagradáveis, é preciso planear juntamente ao profissional responsável pela elaboração do projeto todos os custos da construção, deve juntamente com o profissional avaliar os custos inerentes em cada escolha de materiais, valor que será gasto com as contratações que serão necessárias, o cronograma da obra e o prazo de conclusão de cada etapa do projeto. Até mesmo os possíveis imprevistos no andamento e outras despesas inesperadas precisam entrar no planeamento como uma reserva de emergência.
É de suma importância que o profissional esteja em sintonia com os desejos do dono de obra e que o oriente de forma a fazer escolhas sensatas.
Tenha sempre em consideração o tamanho dos vãos, este é um dos factores que mais pesam no preço final de um orçamento.
Ao definir a arquitectura e ter escolhido os materiais, o dono de obra deve dar preferência não só aos materiais mais baratos, mas àqueles cujas instalações não sejam caras.
Quanto mais especializada a mão de obra necessária para a construção mais elevados os custos.
Uma mesma casa pode ser uma obra mais cara ou mais barata, dependendo das escolhas feitas em projeto.
Depois de tudo planeado chega a fase de escolha da empresa, peça sempre no mínimo três orçamentos, avalie os valores minuciosamente e compare com as pesquisas de preços efectuadas durante a concepção do projeto, nunca escolha uma empresa de construção civil com base em preços. No entanto, assegure-se de que o preço é razoável e está dentro do seu orçamento, as credenciais são a base da reputação de qualquer empresa desta área. Certifique-se de que as confirma e que nada lhe passou despercebido, a experiência é ainda mais importante do que as credenciais numa empresa de construção civil. Isso não significa deixar de lado as empresas recentes, pois a empresa pode ser nova, mas os trabalhadores terem bastante experiência.
Tendo todos estes fatores em conta, a probabilidade de contratar uma empresa de construção civil eficiente e que concretize de maneira satisfatória toda a construção é muito maior.