O que faz encarecer o orçamento de construção de uma casa ???

28-10-2018 01:14

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Muitos sentem vontade de construir a própria casa e aproveitar todos os benefícios de um projeto pensado exclusivamente para atender suas necessidades e seu estilo. 

A construção de uma casa é um projeto complexo, que envolve muito dinheiro, tempo e expectativas, o planeamento é uma etapa muito importante para o sucesso do projeto. Engana-se quem pensa que planear uma obra é apenas prever as datas e prazos de cada tarefa que será executada, o planeamento é muito mais complexo do que isso: é dividido em várias etapas e envolve todos os aspectos da obra. Ele deve ser pensado para que tudo caminhe com mais tranquilidade, segurança, rapidez e economia.

Planear nem sempre é suficiente para evitar que imprevistos aconteçam, mas pode antecipar os problemas mais comuns da construção e preparar formas de contorná-los.

Veja alguns pontos que precisam ser contemplados:

orçamento;

escolha do terreno;

projeto da planta da casa;

licenças da obra;

contratação de empresa de construção.

O planeamento interfere directamente nos custos.

A escolha do sítio em que será feita a obra é muito importante, afinal, o terreno precisa ser compatível com o tipo de construção que está sendo planeada. É necessário analisar o tipo de solo, as restrições do terreno (árvores nativas, rios), a metragem etc.

Grandes vãos envidraçados numa casa encarece bastante a obra devido à componente térmica, às caixilharias e à segurança inerente. 


É importante fazer um levantamento dos recursos financeiros disponíveis para investir. Depois, para evitar as surpresas desagradáveis, é preciso planear juntamente ao profissional responsável pela elaboração do projeto todos os custos da construção, deve juntamente com o profissional avaliar os custos inerentes em cada escolha de materiais, valor que será gasto com as contratações que serão necessárias, o cronograma da obra e o prazo de conclusão de cada etapa do projeto. Até mesmo os possíveis imprevistos no andamento e outras despesas inesperadas precisam entrar no planeamento como uma reserva de emergência. 

É de suma importância que o profissional esteja em sintonia com os desejos do dono de obra e que o oriente de forma a fazer escolhas sensatas.


Tenha sempre em consideração o tamanho dos vãos, este é um dos factores que mais pesam no preço final de um orçamento.
Ao definir a arquitectura e ter escolhido os materiais, o dono de obra deve dar preferência não só aos materiais mais baratos, mas àqueles cujas instalações não sejam caras.

Quanto mais especializada a mão de obra necessária para a construção mais elevados os custos.  

Uma mesma casa  pode ser uma obra mais cara ou mais barata, dependendo das escolhas feitas em projeto. 


Depois de tudo planeado chega a fase de escolha da empresa, peça sempre no mínimo três orçamentos, avalie os valores minuciosamente e compare com as pesquisas de preços efectuadas durante a concepção do projeto, nunca escolha uma empresa de construção civil com base em preços. No entanto, assegure-se de que o preço é razoável e está dentro do seu orçamento, as credenciais são a base da reputação de qualquer empresa desta área. Certifique-se de que as confirma e que nada lhe passou despercebido, a experiência é ainda mais importante do que as credenciais numa empresa de construção civil. Isso não significa deixar de lado as empresas recentes, pois a empresa pode ser nova, mas os trabalhadores terem bastante experiência.

Tendo todos estes fatores em conta, a probabilidade de contratar uma empresa de construção civil eficiente e que concretize de maneira satisfatória toda a construção é muito maior.