Impermeabilização de Calhas

28-10-2018 01:14

Em qualquer edificação, um dos pontos mais importantes e que requer muita atenção é o sistema de cobertura. Existem várias opções na hora de escolher como será a cobertura, se será feito uma laje ou ainda telhados dos mais variados tipos, mas sempre visando garantir a qualidade para que o interior esteja devidamente protegido no momento das chuvas.

Além dos elementos de cobertura, o sistema também precisa ter elementos de drenagem da água pluvial, e eles são muito importantes. Uma vez que o telhado ou laje recebe água, elementos como os rufos, calhas e tubos tem como função garantir o escoamento correto da água.

O que são as calhas?

Calhas são os canais que transportam a água da chuva que cai nos telhados para reservatórios, fluxos de água e tubos de queda.

As calhas têm uma função muito importante de garantir que não haja acumulo de água no telhado, infiltrações, excesso de humidade nas paredes. Portanto, é preciso ter cuidados com a manutenção para que o caminho não esteja obstruído, principalmente durante as estações do ano em que há muita queda de folhas e galhos de árvores, que acabam entupindo as calhas.

Não confundir: Calha x Rufo

Os rufos também são elementos da cobertura, mas diferentemente das calhas, não tem a função de transportar a água. Os rufos são proteções, normalmente feitas com chapas metálicas, que protegem os pontos de encontro da alvenaria e telhado para evitar que haja infiltrações.

As calhas podem ser feitas com diferentes tipos de materiais, como alumínio, PVC e alvenaria. 

A importância da impermeabilização de calhas de alvenaria

As estruturas de alvenaria e concreto que estarão expostas à humidade precisam estar devidamente protegidas. Sabemos que estes são materiais estanques, porém não são totalmente impermeáveis e, com isso, pode acontecer infiltração. A água se infiltra por entre os poros e pode se acumular e trazer vários tipos de problemas.

É possível notar os efeitos da humidade nos mais diversos elementos de alvenaria e concreto, como por exemplo as manchas de humidade e musgo nas paredes, a corrosão de armaduras nas estruturas, a deterioração das pinturas, e como a calha é um canal de transporte de água, ela está sujeita a todos estes problemas. Para cada elemento específico da edificação existem técnicas e materiais diferentes para evitar e amenizar os efeitos da humidade, e no caso das calhas de alvenaria, é imprescindível fazer a impermeabilização. 

Nas calhas de alvenaria e concreto, assim como em lajes de cobertura, reservatórios, piscinas, caixas d'água, e qualquer elemento sujeito a contacto grande ou constante de água, a impermeabilização é de vital importância.

Como impermeabilizar calhas de alvenaria

Agora que já vimos a importância e a necessidade de impermeabilizar a calha de alvenaria, surge a questão de qual sistema escolher. No momento da escolha, converse com um profissional, para saber as melhores práticas de impermeabilização, não apenas das calhas, mas também dos outros elementos da sua construção.

Aditivos e tintas impermeabilizantes

Existem no mercado alguns produtos destinados à proteção e impermeabilizantes em forma de tintas e aditivos para o concreto. É uma solução mais prática e econômica.

Manta asfáltica

O sistema de impermeabilização com manta asfáltica é dos mais usados no país, não apenas para as calhas, mas em estruturas em geral. É feita com um centro estrutural, que pode ser fibra de vidro e poliéster, recoberta por material asfáltico.

A manta asfáltica é classificado como um sistema flexível, e é indicada para impermeabilização de calhas de alvenaria.